< voltar

Ajudando

17 Junho
Conheça os benefícios de se cultivar uma horta em casa

Conheça os benefícios de se cultivar uma horta em casa

Hoje em dia, ter uma hortinha em casa é uma das melhores formas de distrair os pequenos, manter o contato com a natureza e, ainda, aliviar o nosso estresse do dia a dia. Sem contar o charme que as plantinhas podem oferecer para a sua casa, não é? Continue a leitura do texto e conheça todos os benefícios dessa prática tão gostosa!

Vamos plantar bons momentos?
Uma horta caseira pode trazer diversos benefícios para a sua rotina, mas talvez o ponto mais relevante para nosso momento atual seja a terapia que o verde entrega. Enquanto mexe na terra e o seu filho brinca com as sementes e mudinhas, vocês podem ter um momento especial em família que, com certeza, ele se lembrará para sempre.

Complementando a alimentação
Ter uma horta em casa também contribui para uma melhor alimentação dos pequenos. O contato com a plantação e os cuidados com as plantinhas podem incentivar as crianças, fazendo com que elas queiram experimentar aquilo que cultivaram e outras hortaliças mais. Eles vão descobrir o quanto a natureza é importante nas nossas vidas!

Aprendendo sobre responsabilidade
Além disso, os pequenos também podem aprender sobre responsabilidade ao ter uma hortinha para cuidar em casa. Quando aguar, como cuidar das mudinhas, entender as preferências de cada espécie: tudo isso será importante para o desenvolvimento das crianças. E elas ficam tão orgulhosas quando a plantinha cresce saudável e feliz!

Levando sustentabilidade à mesa
Outro ponto importante de aprendizado é a sustentabilidade. Para que as próximas gerações cresçam com saúde e liberdade, precisamos criar um mundo mais sustentável agora mesmo. Por isso, seria interessante se seu filho aprendesse que nem tudo precisa ser comprado no mercado — muitas coisas podemos criar e desenvolver em casa.

Dispensando os agrotóxicos
Ainda, se você tiver espaço para uma horta maior, vale a pena plantar legumes e verduras que poderão ser comidas posteriormente. E tudo sem agrotóxicos, com gostinho de caseiro! Já imaginou como seria divertido para a família preparar uma salada apenas com ingredientes que você e os pequenos cuidaram em casa?

E então, não sabe por onde começar? Prepare um cantinho especial na sua casa, com ventilação e luz do sol. Em seguida, reúna diferentes sementes e chame os pequenos para plantar. Transforme tudo em uma grande brincadeira e, juntos, descubram como cada plantinha vai florescer de forma única e especial. 

Fonte: GShow