< voltar

Ajudando

26 Março
“Esquadrão dos anjos” chegou para ajudar

“Esquadrão dos anjos” chegou para ajudar

Escrito pela jornalista Nalu Saad e pelo médico hematologista Vanderson Rocha, este é o primeiro livro infantil brasileiro que aborda de forma lúdica e sensível o processo de transplante de medula óssea em crianças. A história vem para aquecer o coração daqueles que aguardam por um doador compatível, contando que, nesta fase, os pequenos serão sempre amparados por anjos que estarão ao seu lado: assim como os pais, amigos e equipe médica. A publicação tem prefácio assinado pelo ator Reynaldo Gianecchini, que foi submetido a um transplante de medula óssea, devido seu câncer de linfoma não-Hodgkin. Toda a renda obtida com a venda do livro será revertida para a pesquisa e apoio a pacientes transplantados.


“Esquadrão dos anjos” chegou para ajudar e explicar

Além de falar da importância do transplante de medula óssea, os autores também buscam ajudar as crianças que terão de passar por esse tipo de procedimento. O livro traz detalhes dos sintomas que se manifestam nos pacientes e do trabalho dos especialistas a cada novidade que surge durante o tratamento. Tudo isso com o auxílio imprescindível de milhões de anjos zelosos que não descuidam dos pequenos nem por um segundinho.

O objetivo da doação é reconstituir as funções da medula óssea de uma pessoa doente por células normais de medula óssea retiradas de um doador saudável. Estima-se que a chance de encontrar um doador compatível seja de 1 em 100 de doadores aparentados e 1 em 100 mil não aparentados.
A obra, além de lúdica, também tem um sentido prático e informativo, ajudando as crianças a entenderem os sintomas e diferentes fases desse processo.


“Esquadrão dos anjos” chegou para ajudar, explicar e emocionar

A narrativa mostra crianças e pais à espera de um doador e, toda vez que um pequeno precisa de uma nova medula, uma equipe de anjos é escalada para ajudar. A partir do encontro dessa turma com os pequenos que estão aguardando o procedimento, muita história e tantas outras emoções se desenvolvem. O processo de escrita contou com a colaboração de pacientes que já passaram por esse processo,  para construir os personagens. A vida pede fantasia em meio a tanta realidade. É essa mensagem de otimismo, esperança e coragem que não pode ficar de fora dessa obra inspiradora para quem está na batalha pela vida.


Ação em comemoração aos 40 anos de transplantes de medulas ósseas no Brasil

A Página Editoras, os autores Nalu Saad, Vanderson Rocha e a ilustradora Iara Rachid convidam todos a participarem da campanha: A pega da medula. Será no dia 17 de março de 2019, das 11:30 às 15:30 horas, no Foyer do teatro do CCBB. O endereço é na Praça da Liberdade, 450 - Savassi - Belo Horizonte - MG. A ação conta com Intervenções dos Doutores Palhaços BH, bate-papo com os autores, pipoca, algodão doce e geladinhos. Não percam!

E não se esqueçam: o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitas doenças do sangue. Por isso, ao se tornar um doador, você está ajudando a diminuir essa distância. Pense nisso e procure um dos postos fixos do Hemocentro ou nas coletas de equipes móveis.

Até a próxima!


Fonte: GRAAC | Hemocentro | Páginas Editora | Esquadrão dos Anjos | Hospital das Clínicas | Jornal Joseense | R7 | A Mais Influente | Câmara Mineira do Livro