< voltar

Cuidando

01 Março
3 cuidados com fotografias nas redes sociais

3 cuidados com fotografias nas redes sociais

O nascimento. O primeiro banho. Aquela roupinha linda que a vovó deu. A primeira papinha. A visita ao mar. O sorrisinho durante a troca de fraldas. O primeiro dentinho. O primeiro dia de aula.   Trazer uma criança ao mundo e criá-la é uma jornada de infinitas descobertas e primeiras aventuras - e a vontade é de registrar e compartilhar todos os momentos, desde os mais especiais até o mais corriqueiros. Mas, em tempos de redes sociais e armazenamentos na nuvem, é preciso um olhar bastante atento à maneira como estamos expondo nossos filhos, detalhes íntimos sobre nossas vidas, informações pessoais. Confira três dicas essenciais:  
  • Localização ativada: este é o recurso que te permite usar o GPS no celular e diversas outras coisas. Mas, se você tirar fotos com ele ligado, pode ser que essa informação fique gravada também, dando acesso ao endereço da sua casa, da escola, de um restaurante favorito… Na dúvida, desligue.
  • Atenção à paisagem: preste atenção se, na sua foto, é possível ler o nome da escolinha no uniforme, o número da sua casa, a placa do carro e outras informações. Evite tirar e publicar fotos assim! Você pode expor detalhes da sua rotina sem nem imaginar.
  • Nudes? Nem pensar: uma foto do bumbum do seu pequeno coberta por talco pode ser bastante engraçadinha, mas é importante lembrar que esta criancinha vai crescer. Será mesmo que seu filhote vai gostar de ter fotos nuas publicadas por aí? Além disso, pessoas má intencionadas podem roubar estas fotos para fins ruins, como pornografia infantil. Fique longe!
  Há muitas outras situações que podem ser perigosas e desagradáveis. Na prática, só o seu discernimento e bom senso podem ajudar. Preste atenção aos detalhes e preserve seu filho! #TipTop #Tipblog #Fotografia #RedesSociais