< voltar

Cuidando

08 Setembro

A Importância da Alfabetização.

No dia 8 de setembro, comemoramos o Dia da Alfabetização e aproveitamos a data para alertar todos os papais e mamães sobre a importância de alfabetizar os filhos na infância.

Não há idade ideal para despertar o interesse em aprender a ler ou escrever, segundo os especialistas, tudo vai depender de cada criança. Entretanto, independentemente da idade, é importante que os pais influenciem e estimulem as crianças a se interessarem pelo universo das letras, desde o dia do nascimento.

Não é preciso forçar a barra, porém deixar os livros visíveis e contar histórias aos filhos frequentemente, são algumas maneiras de despertar a vontade de aprender a ler. Procure também conversar e interagir bastante com eles, pois quando a criança é constantemente incentivada a falar e a se expressar, o processo de alfabetização fica muito mais fácil. Além disso, é importante presentear os filhos com livros, porque além de despertar a curiosidade ao aprendizado da leitura e da escrita, dar livros de presente transmite a ideia de que eles são tão interessantes, pertidos e valiosos quanto os brinquedos ou aparelhos eletrônicos. Comece dando a eles livros que possuam mais figuras do que textos e, de preferência, sejam bem coloridos, já que as cores os estimulam visualmente, tornando tudo mais atrativo. Daí para a frente, aos poucos, vá introduzindo obras cada vez mais ricas com textos, conforme eles forem crescendo.

Valorize a importância do livro na vida de seus filhos! Além de enriquecer de conhecimento, ele alfabetiza, auxilia na escrita, ajuda numa melhor compreensão de texto e melhora o raciocínio, tornando as crianças adultos melhor preparados!

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2016/02/alfabetizacao-quando-meu-filho-vai-aprender-ler-e-escrever.html

http://propmark.com.br/anunciantes/documentario-do-itau-reforca-importancia-dos-livros-na-infancia