< voltar

Cuidando

09 Março
Cadeirinha para auto: qual o modelo mais indicado para cada idade?

Cadeirinha para auto: qual o modelo mais indicado para cada idade?

Chega a hora de deixar a maternidade e as mamães e os papais só têm uma preocupação: qual a maneira de mais segura e confortável de levar o pequeno para casa? E quando os filhos começam a crescer, então, como saber qual é o momento certo de trocar a cadeirinha para automóvel? Continue a leitura para conhecer o modelo mais indicado para cada etapa.
Do nascimento ao primeiro aninho
Desde o primeiro passeio de carro, o pequeno deve ser transportado em um bebê conforto ou cadeirinha instalados de costas para o motorista. Afinal, quando acabam de nascer, as crianças ainda não têm estrutura cervical para controlar a cabeça caso aconteça um acidente.

É importante que o peso máximo suportado pelos dispositivos, informado pelo fabricante, seja sempre respeitado. E caso o seu filho cresça rapidamente e o bebê conforto fique pequeno, vale a pena investir em uma cadeirinha reversível, que posteriormente poderá ser usada de frente para o motorista.

 

Do primeiro ao quarto aniversário

Depois de completar o primeiro aninho, ou atingir 9 quilos, o pequeno já pode passear de carro virado para a frente — bem melhor para olhar a paisagem, não é mesmo? Nessa fase, e até aproximadamente os 25 kg, a cadeirinha deve acompanhar o crescimento da criança e oferecer cinto de segurança, de três ou cinco pontas.

 

Dos 5 aos 7 aninhos

Agora o pequeno já pode usar um assento de elevação, também conhecido como booster. É fundamental que o cinto de segurança do automóvel seja utilizado também. Ainda, existem modelos de booster com encosto, semelhante às cadeirinhas, que oferecem mais conforto para as crianças, principalmente se elas cochilarem em viagens mais longas.

 

Para os crescidinhos

Depois de deixar o assento de elevação de lado, as crianças, obrigatoriamente, devem continuar andando no banco traseiro até os 10 anos de idade. Sempre com cinto de segurança, é claro.

 

Melhor modelo de cadeirinha para auto

Não há como indicar um modelo ideal, afinal, essa escolha deve ser feita com base nas necessidades de cada família. Mas uma dica valiosa é: como as cadeirinhas para auto precisam acompanhar o crescimento dos pequenos, vale a pena investir em uma que possa ser usada em mais de um momento, como as que se transformam em booster.

Outra dica interessante é visitar uma loja física para testar os produtos, descobrir cada funcionalidade e, por fim, escolher a cadeirinha que apresenta o melhor custo-benefício. Na Tip Top Mega Store você pode conhecer de pertinho cada bebê conforto ou cadeirinha para auto e ainda contar com atendimento especial para esclarecer qualquer dúvida.

E então, mamãe, pronta para passear de carro com o pequeno?

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria