< voltar

Cuidando

28 Outubro
Como a leitura pode aproximar os pais e os pequenos

Como a leitura pode aproximar os pais e os pequenos

Hoje é o Dia Nacional do Livro e decidimos escrever sobre como a leitura pode aproximar pais e filhos. Afinal, tudo o que mais queremos é que os pequenos cresçam em um ambiente repleto de amor, carinho e atenção, não é mesmo?

Se você já se sentou com seu filho para um momento de leitura, já percebeu que isso pode estreitar os laços familiares. Mas como isso acontece? Vamos descobrir os motivos principais que fazem com que essa interação ajude no desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos.

Atenção e carinho
Quando a mãe ou o pai cria um momento especial de leitura, é normal que as crianças dediquem sua total atenção ao que está acontecendo — e não somente à história, mas também aos adultos.

E se a concentração for recíproca, por exemplo, durante as aventuras contadas antes da hora de dormir,  assim como o contato físico, a experiência acaba se tornando ainda mais interessante.

Presença compartilhada
O hábito da leitura com os pequenos cria um clima de união e carinho que, com o tempo, ajuda no desenvolvimento emocional tanto do adulto que está lendo quanto da criança que está ouvindo.

Estar realmente presente no momento da leitura significa trazer à tona os sentimentos que se apresentam na história lida. Toda a alegria, medo ou descoberta dos personagens pode ser compartilhada — e os pequenos aprendem a lidar com os sentimentos do próximo.

Momento de conexão
A leitura pode criar um momento de conexão ainda maior quando é praticada nas horas de transição do dia — por exemplo, vocês podem ler ao acordar, antes de dormir ou quando o pequeno voltar da escola.

Vale destacar que este hábito é também importante para acalmar a criança, principalmente, quando há contato físico ao longo da história. Estes momentos são fundamentais para que a criança se sinta segura, então, experimente ler com seu pequeno no colo.

Troca espontânea
Até agora falamos sobre os benefícios para os pequenos, mas é fato que a leitura em família também traz melhorias aos adultos. Ler para o seu filho pode ser uma atividade estimulante, afinal, viajar em histórias infantis nos ajuda a resgatar a imaginação e nossa sensibilidade.

Muito além da leitura
Contar uma história para os pequenos vai muito além das páginas do livro. Cada nova aventura é um estímulo para a criatividade e, por isso, vale a pena explorar diferentes mundos e sentimentos.

Enquanto os pequenos crescem com os livros, cresce também a relação entre toda a família, ainda mais quando a leitura se torna uma atividade personalizada. Os pais e as crianças podem montar uma pequena biblioteca, aprender mais sobre os assuntos preferidos ou criar novos hábitos com base nas histórias conhecidas.

Conte para nós de quais histórias o seu pequeno gosta e como é o momento da leitura na sua casa!