< voltar

Cuidando

11 Setembro
De quantas horas de sono os pequenos precisam?

De quantas horas de sono os pequenos precisam?

Muitas mamães e papais ainda têm dúvidas sobre quanto tempo as crianças precisam dormir por dia e por noite. Claro que cada pequeno é de um jeito e as famílias devem se adaptar, mas trouxemos algumas dicas que podem te ajudar no dia a dia. Continue a leitura e conheça mais sobre a hora do soninho.

 

A idade da criança é fundamental

Os bebês novinhos precisam dormir por muito mais tempo que nós adultos. Porém, eles não dormem todas as horas seguidas, pois, precisam acordar para mamar. Com o desenvolvimento, ao longo dos meses, é que passam a dormir mais horas à noite, ao passo que ficam menos tempo acordados durante o dia.

Até os três anos de idade, as crianças podem dormir muito mais que os pais — até o dobro do tempo! Isso inclui todos os cochilos que acontecem ao longo de um dia. Para deixar mais claro quantas horas de sono os pequenos precisam, vamos dividir por faixas etárias.

 

Primeiros meses

Assim que nascem, os bebês chegam a dormir 17 horas por dia, sendo metade desse período nas dormidinhas durante a noite. De três a seis meses os pequenos costumam dormir entre 15 e 16 horas, tirando de 2 a 3 cochilos ao longo do dia. 

Quando atinge os seis meses de idade, as crianças já devem estar dormindo mais a noite que durante o dia. Ou seja, se dormem 15 horas, 10 dessas devem ser a noite e o restante entre os cochilos diurnos.

 

Depois do primeiro aniversário

Ao completar um aninho, as crianças estão dormindo cerca de 14 horas por dia — as noites já devem ser mais tranquilas, com até 11 horas de sono contínuo, além dos cochilos mais curtos que acontecem durante o dia. 

Com dois anos, seu filho já pode estar dormindo, em média, 13 horas: 11 horas durante a noite, direto, e mais um cochilinho de 2 horas no dia. Aos três anos de idade, o sono dos pequenos já está mais parecido com o dos pais, então, eles dormem por 12h, normalmente tirando apenas uma soneca diurna, mais curta.

 

É normal acordar durante a noite

Todos temos diferentes ciclos de sono e é sim normal que o seu bebê acorde várias vezes durante a noite. Geralmente, transitamos entre um período de vigília, passando para o sono leve, o sono com sonhos e, por fim, o sono profundo. O mesmo processo acontece inversamente antes de acordarmos. No bebê, cada uma dessas etapas dura em torno de 50 minutos.

Mas caso a situação esteja se tornando insustentável — e pai e mãe já estejam bem cansados — preparamos algumas sugestões do que você pode fazer durante a noite para contornar esses momentos sem sono.

Se for hora da fominha, procure amamentar seu bebê com mais tranquilidade. Evite conversar, brincar e deixe que ele se prepare para dormir novamente. Você também pode deixar que ele pegue no sono sozinho, no berço — principalmente se ele não for mais recém-nascido.

Outra dica é criar um ritual gostosinho para o sono! E não precisa ser nada complicado, combinado? Apenas acostume o pequeno com um banho relaxante, um pijama confortável, uma história calma, músicas tranquilas. Aos poucos ele saberá que é hora de dormir de vez. 

Caso seu filho ainda não tenha uma naninha, vai aqui outra orientação interessante. A naninha pode ser um bichinho, um paninho, um travesseirinho — qualquer companheiro que tenha o seu cheirinho e entregue conforto e segurança para o pequeno.

 

Atenção aos cochilos diurnos

Com o desenvolvimento das crianças, é sempre importante manter atenção à duração dos cochilos que acontecem durante o dia. Caso seu filho durma por várias horas ao final da tarde, por exemplo, ele vai ter dificuldades para dormir, certo? Prefira sempre que essas horas de sono acontecem após o almoço.

E aí na sua casa, como acontece? Todos estão dormindo bem, com o sono reguladinho? Conte para nós aqui nos comentários ou no Facebook.

Fonte: Baby Center