< voltar

Cuidando

06 Junho
Junho Lilás

Junho Lilás

A APAE DE SÃO PAULO e a UNISERT comemoram, em 6 de junho, o Dia Nacional do Teste do Pezinho e a terceira edição da campanha Junho Lilás, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se realizar a triagem neonatal. O Teste do Pezinho é um exame obrigatório, realizado em todos os recém-nascidos. A coleta para o exame deve acontecer, preferencialmente, entre o 3º e 5º dia de vida do bebê e é feito em maternidades e unidades de saúde de todo o país. Se o resultado estiver alterado, a família e o ponto de coleta são contatados pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal e o bebê é reconvocado para fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada. Vamos conversar um pouco sobre esse assunto importante?

 

O Teste do Pezinho x Doenças 

Você já deve ter se perguntando o motivo pelo qual o Teste do Pezinho é feito no pé do bebê, né? Vamos te explicar o porquê - é uma região bastante irrigada do corpo, o que facilita o acesso ao sangue para a coleta da amostra. Em todo o mundo, a coleta do exame é realizada pela punção no calcanhar e por esse motivo, aqui no Brasil, é popularmente chamado de Teste do Pezinho. Apesar de muitos bebês chorarem durante o exame, por conta da picadinha no calcanhar, não é um exame que traz risco ao bebê.

O Teste do Pezinho coletado na rede pública de saúde é totalmente gratuito desde a triagem, confirmação diagnóstico, tratamento e acompanhamento e identifica precocemente as seguintes doenças:

Hipotireoidismo congênito
A tireoide do bebê não produz ou produz menos que o normal do hormônio tireoidiano (T4), essencial para o desenvolvimento da criança.

Fenilcetonúria
É provocada por um erro inato do metabolismo, ou seja, uma desordem caracterizado pelo acúmulo da Fenilalanina no sangue.

Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
São doenças de herança genética em que há alteração da forma ou na quantidade de hemoglobina, componente essencial do sangue, que transporta o oxigênio para os tecidos.

Fibrose cística
Doença genética hereditária em que há o acúmulo de secreções nos pulmões, trato digestivo e em outras áreas do corpo.

Deficiência de biotinidase
Causada por erro inato do metabolismo que leva a um defeito na produção da enzima biotina.

Hiperplasia adrenal congênita
Engloba um conjunto de alterações genéticas que são caracterizadas por diferentes deficiências enzimáticas na produção de hormônios nas glândulas suprarrenais, localizadas logo acima dos rins.

Todas essas doenças, se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente, podem levar a quadros clínicos graves, como o atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e até ao óbito. Entendem a importância de realizar o exame logo no início da vida do seu pequeno?

 

APAE DE SÃO PAULO é pioneira na realização do Teste do Pezinho

E foi a responsável por trazer o exame para o Brasil. Hoje, toda criança brasileira tem a obrigação de realizar o teste. Como falamos, este exame detecta seis doenças, mas também, a APAE DE SÃO PAULO trabalha com outros exames que detectam até 50 doenças. Caso dê positivo para uma das seis doenças, a criança recebe na APAE DE SÃO PAULO, ou em centros de referência parceiros, todo o tratamento - se é realizado logo que descobrem, a chance de uma criança ter como sequela a deficiência intelectual é mínima. O objetivo da campanha Junho Lilás é conscientizar a população (especialmente futuros pais), além de médicos, quanto a importância do teste e de realizá-lo no período correto para conseguir evitar qualquer tipo de transtorno. A Tip Top tem orgulho de ser parceira nessa caminhada!

Garanta que o primeiro passo do seu pequeno seja para uma vida saudável.

Até a próxima! ;)

 

Fonte: Ministério da Saúde | Sociedade Brasileira de Metabologia | APAE DE SÃO PAULO | Saúde