< voltar

Saindo da rotina

28 Dezembro
Quiz: você está pronto para o verão com as crianças?

Quiz: você está pronto para o verão com as crianças?

Curtir os dias mais longos e de sol com as crianças é uma delícia, não é mesmo? Mas é preciso atenção, pois a exposição prolongada aos raios solares pode trazer problemas que irão prejudicar a saúde e a diversão em família.

Então, que tal você ficar por dentro de todos os cuidados essenciais com o quis que preparamos para testar seus conhecimentos? Se você não souber alguma resposta, fique tranquilo!  Vamos explicar tudo para que ninguém fique perdido neste verão! ;) Vamos começar?
 

1- A partir de quantos anos a criança pode usar protetor solar?

a. Qualquer idade
b. A partir de 1 ano
c. A partir de 3 meses
d. A partir de 6 meses

Resposta correta: D
Antes dos seis meses de idade, os bebês não devem tomar sol direto, e sim com roupinhas de algodão para a exposição não ser tão forte. Depois dessa idade, os estudos indicam que a criança pode usar protetor, mas antes faça o teste de alergia aplicando o produto indicado pelo pediatra na parte interna do antebraço. Se surgir alguma irritação, é sinal de que não é o protetor adequado para seu baby.


2- Qual o fator mínimo de proteção para as crianças?

a. Depende da criança
b. FPS 30
c. FPS 50
d. FPS 70

Resposta correta: B
Branca, morena ou negra, a pele das crianças é muito sensível aos raios solares. Por este motivo, o fator de proteção mínimo para os pequenos, no geral, é 30. Segundo o dermatologista Murilo Drummond, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia é possível aplicar um fator mais forte de acordo com a orientação do médico, só vale ficar atento para que o protetor seja hipoalergênico e apropriado para o tipo de pele - seca ou oleosa. 


3- De quanto em quanto tempo é preciso reaplicar o protetor solar quando as crianças estão na água? 

a. A cada 20 minutos
b. A cada hora
c. Depois de cada mergulho
d. Não precisa reaplicar no mesmo dia

Resposta correta: C
Se as crianças estiverem brincando na piscina ou no mar, reforce o protetor a cada entrada na água. Caso elas estejam expostas diretamente ao sol, é importante reaplicar a cada 2 horas. Para não ter surpresas de queimaduras no fim do dia, reforce a proteção com bonés, camisetas e com muita sombra!


4- Quais os melhores horários para ficar ao sol?

a. Antes das 10h e após as 16h
b. Antes das 8 e após as 17h
c. Depois das 13h
d. O dia todo

Resposta correta: A
Os raios UVB, que são responsáveis pelas queimaduras, são menores nestes horários e, por isso, são os melhores para os pequenos aproveitarem o sol com menos riscos de agredir a pele que é tão delicada.


5- Se houver insolação, o que fazer?

a. Reaplicar o protetor solar
b. Tirar a criança do sol
c. Levar para atendimento médico
d. Colocar toalhas molhadas para aliviar

Resposta correta: C
Se a dose de sol passar da conta e o seu pequeno apresentar sintomas como pele avermelhada, desidratação e calafrios, é hora de cuidados especiais. Para amenizar, leve-o para um local bem arejado, dê bastante água e um banho fresco. Toalhas molhadas com água também podem ajudar, mas ir a um médico é indispensável para avaliar a situação, combinado? 


E não se esqueça de que, no verão, a hidratação das crianças é ainda mais importante. Ofereça água, sucos, água de coco e opte por alimentos mais leves, especialmente nos dias mais quentes. Prontinho, agora todos podem curtir a estação mais gostosinha do ano com muita alegria e saúde! 

Fonte: Bebe.com.br